

Adicionar ou remover um amigo...eis a questão. Uma nova pesquisa (NM Incite), revela que há inúmeros factores que ajudam os utilizadores do Facebook (FB) a decidir adicionar um amigo ou a identificar um alvo a abater. Embora, o facto de se conhecer alguém na vida real seja a razão principal citada para se adicionar alguém (82%) e os comentários com carácter ofensivo, o motivo principal para se eliminar alguém (55%).
A pesquisa sugere ainda que as interações no mundo real, conduzem a amizades on-line. Enquanto isso, os comentários orientados para as vendas (Marketing), propaganda (Publicity) e comentários deprimentes, levam à remoção de amizades.
A apresentação da própria página de utilizador do FB também desempenha só por si, um papel fundamental, assim como outros factores relacionados por exemplo, com a frequência que se actualiza o seu estado, demasiadas vezes ou ainda em alguns casos, a sua ausência. Ter demasiados amigos, é também um aspecto a ter em consideração para alguns dos usuários do FB, o que faz sentido quando questionado o critério que os utilizadores do FB se baseiam para adicionar ou rejeitar uma solicitação de amizade. Desta forma, coloca-se em causa a possibilidade de alguém conhecer efectivamente 4500 pessoas ou mais, visto que de acordo com as politicas de privacidade do FB é proibido enviar pedidos a pessoas estranhas...
Os meios de comunicação social desempenham também um papel importante nas nossas decisões, como a própria pesquisa indica, os homens são mais susceptíveis de se servirem dos meios de comunicação sociais para proveito das suas carreiras profissionais (Networking) e relações amorosas (Dating).
Enquanto as mulheres se servem mais destes meios de uma forma mais criativa, como por exemplo para obter copões de desconto ou promoções, bem como dar feedback positivo. Os homens adicionam também mais amigos no que diz respeito às redes profissionais (colegas trabalho, etc) ou baseando-se apenas no critério da atracção física. Enquanto que as mulheres são mais prováveis de adicionar novas amizades se já tiverem conhecido pessoalmente a pessoa, da mesma forma que removerão com mais facilidade amizades devido a comentários ofensivos.
Apresentam-se em cima, dois gráficos, o primeiro, que reúne uma estatística de como nos servimos das ferramentas sociais de comunicação, e
Fonte: New research from NM Incite, a Nielsen McKinsey company.
Sem comentários:
Enviar um comentário